O deputado estadual Luciano Batista participou na tarde de quinta-feira (28/02), da formalização do convênio para revitalização da área portuária do Valongo. O documento foi assinado pela Secretaria Especial de Portos (SEP), a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a prefeitura de Santos (SP), com a presença do ministro Pedro Brito.
O convênio visa a implementação conjunta do plano de revitalização de áreas portuárias e sua integração com áreas urbanas, compreendendo os armazéns 1 a 8, espaços anexos e sistemas viários fronteiriços. Dentro de 90 dias, a prefeitura apresentará um programa geral de ocupação da área a ser revitalizada.
“O Centro Histórico de Santos não merece conviver com esse abandono da área portuária. O projeto prevê o uso do espaço para atividades diversas, sem que haja prejuízo para a movimentação do porto”, destacou Luciano Batista. “Nada mais justo do que uma área abandonada pelo porto ser aproveitada pelo município”.
A prefeitura elaborou o projeto Marina Porto de Santos, que prevê a instalação de conjunto que vai agregar atrações turísticas, culturais, educacionais, de lazer e centro empresarial. A idéia é promover atividades que qualifiquem Santos como atração turística internacional, gerem empregos e renda e ainda propiciem a real integração do cidadão santista com o porto.
O projeto inclui um complexo náutico, turístico e empresarial com terminal de passageiros, marina pública, área para manutenção e construção naval, pólo de pesquisas oceanográficas, museu, restaurantes, bares, espaços para shows e escritórios, além de centros de pesquisa e treinamento voltados à atividade portuária.
(Da Assessoria do deputado Luciano Batista, AL-SP, 29/02/2008)