Dezenas de aldeias ficaram inundadas após o colapso de um dique na região indonésia de Java Central, enquanto as autoridades advertiram da chegada de ondas gigantes de até cinco metros de altura no sudeste do arquipélago. O distrito mais afetado pelas últimas chuvas torrenciais foi Lamongan, onde as enchentes arrasaram um dique de 150 metros de extensão no rio Bengawan Solo, informou hoje a agência oficial "Antara".
Cerca de mil casas e prédios ficaram inundadas, segundo as autoridades. A Agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia emitiu um alerta por ondas gigantes de até cinco metros de altura na região de Bengkulu Oriental, que sofre este fenômeno de forma habitual desde o começo do ano.
O Walhi, o maior grupo ecologista da Indonésia, atribui estes desastres naturais ao desmatamento, pois a ausência de árvores eleva o risco de inundações em uma nação que perde suas florestas ao maior ritmo de todo o mundo. As enchentes e deslizamentos de terras são comuns no país durante a temporada de chuvas, que começa em outubro e termina no final de março.
(Efe, UOL, 03/03/2008)