Uma equipe dirigida por Nick Fraser, do Museu de Ciências Naturais da Escócia, descobriu na província de Liaoning, no norte da China, o fóssil de uma planta que era encontrada apenas no hemisfério sul. Os cientistas sempre acreditaram que havia uma clara distinção dos tipos de vegetação entre os continentes dos dois hemisférios, mas esta descoberta contesta esta teoria.
"Descobrimos um grupo de sementes que se encontram freqüentemente associadas a um dos fósseis de planta predominantes no hemisfério sul", explica Fraser em um comunicado da instituição escocesa. "Em certo sentido, isto não deveria surpreender totalmente, porque no período triássico (de 200 a 250 milhões de anos atrás) todos os continentes estavam unidos e formavam um único continente chamado Pangea", acrescenta o cientista.
A equipe de Fraser trabalhou com dois especialistas chineses e com o americano Brian Smith. "Tive que me beliscar para lembrar que estava no norte da China, não na Antártida nem em nenhum outro lugar do hemisfério sul. É uma descoberta muito importante", afirmou Smith. A descoberta será publicada na próxima edição da revista "Review of Paleobotany and Palynology".
(Efe, Folha Online, 03/03/2008)