Uma nova vacina contra a gripe aviária está demonstrando ser mais eficaz nos pacientes asiáticos do que naqueles de origem ocidental, segundo os últimos testes, informou o jornal cingapuriano "The New Straits Times". Após ter sido testada em 1.200 pessoas em Hong Kong, Cingapura, Tailândia, e Taiwan, o composto Prepandrix, desenvolvido pela multinacional britânica GlaxoSmithKline, ofereceu ali um nível de proteção mais alto que nos testes européias.
O fármaco, que protege os vacinados por até seis meses após receber sua dose, espera receber no próximo mês o sinal verde da União Européia. A maioria das vítimas mortais por gripe aviária foi registrada na Ásia, onde a Indonésia é o país mais atingido com mais de uma centena de mortes.
Desde que apareceu pela primeira vez em meados de 2003, a doença infectou um total de 366 pessoas, das quais 232 morreram, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Os especialistas da área de saúde temem que a cepa H5N1, a mais mortífera da dúzia conhecida da gripe aviária, possa sofrer uma mutação e se transformar em uma variedade que se transmita com facilidade aos seres humano e desencadeie uma pandemia em escala global. EFE mal/ma
(Efe, Ultimo Segundo, 03/03/2008)