O urso castanho austríaco está ameaçado de extinção porque dos 35 indivíduos seguidos nos últimos 18 anos, em 2007 os conservacionistas só encontraram vestígios de ADN de dois machos, alerta hoje a organização ecologista WWF, com sede em Viena. “Só conseguimos provar a presença de Djuro, 19 anos, e do seu filho Moritz, de sete anos” na região de Kalkalpen, no Centro da Áustria, afirma a organização.
Nos próximos dias será divulgado o estudo completo sobre a sobrevivência dos ursos castanhos (Ursus arctos) austríacos, realizado em colaboração com o Instituto de Investigação sobre Animais Selvagens (FIWI), de Viena. Dos 35 animais existentes, sabe-se que nove morreram mas o destino dos restantes 24 é desconhecido.
Os dois organismos dizem-se mais preocupados com o facto dos únicos dois animais serem machos. Djuro é um dos três ursos importados da Eslovénia em 1993 que ainda vive. Foi “pai” 22 vezes desde então. “Há três anos que procura uma nova parceira, mas sem sucesso”, salientou o FIWI. Segundo a UICN (União Mundial de Conservação), seis das oito espécies de ursos do planeta estão ameaçadas de extinção.
(AFP,
Ecosfera, 29/02/2008)