Klabin adquire áreas para preservação ambiental em Santa Catarina
floresta de araucárias
mata atlântica
silvicultura
2008-03-01
As novas áreas de mata nativa preservada correspondem a 4.700 campos de futebol
A Klabin vem adquirindo áreas destinadas exclusivamente à conservação dos recursos naturais nas regiões onde atua. Já foram adquiridos 4.700 hectares, em três grandes blocos - o que equivale a 4.700 campos de futebol juntos. A intenção da Klabin é alcançar uma área total superior a 6 mil hectares de área protegida.
A prioridade foi a escolha das áreas onde estão localizadas as nascentes dos rios Canoas e Caveiras, mananciais que abastecem Otacílio Costa, Correia Pinto e Lages. Uma importante área adquirida foi a Fazenda Farofa, assim chamada em referência a uma serra local com o mesmo nome. Localizada no município de Painel, divisa com Urupema (SC), possui uma superfície de 1.530 hectares de vegetação natural em elevado estado de conservação.
Segundo Aldezir Pucci, gerente da Unidade Florestal em Santa Catarina, o complexo Fazenda Farofa se constituirá em relevante instrumento de conservação dos recursos hídricos catarineneses. “Aqui estão quatro das cinco nascentes do Rio Caveiras na região. E o Rio Caveiras, afluente do Rio Canoas, é responsável pelo abastecimento de Lages”, explica Aldezir. Uma das várias curiosidades do local é que no inverno uma das nascentes chega a congelar nos dias de frio intenso.
Na Fazenda Farofa é possível encontrar importantes formações vegetais, como as florestas de araucária (Floresta Ombrófila Mista), os campos de altitude (áreas de Mata Atlântica acima de 1.800 metros) e a mata nebular, que está exposta à constante neblina. A rica fauna local também abriga espécies incluídas em listagens oficiais como ameaçadas de extinção.
Esta aquisição confirma o comprometimento da Klabin com a conservação dos recursos naturais e com a prática da responsabilidade socioambiental nas regiões onde atua. Em linha com sua Política de Sustentabilidade, as tratativas em andamento com o Governo do Estado objetivam transformar toda a área em unidade de conservação do tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), onde podem ser desenvolvidas atividades culturais e científicas de interesse da sociedade catarinense.
Florestas Klabin
Auto-suficiente em madeira, a Klabin possui 215 mil hectares de florestas plantadas nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Cerca de 40% das áreas florestais são compostas de áreas de matas nativas preservadas. Sua produção tem por base a utilização de madeira de florestas plantadas de pínus e eucalipto, cujas plantações são entremeadas com extensas áreas de matas nativas preservadas, num sistema de manejo chamado de "mosaico". Com isso, possibilita a existência de uma rica biodiversidade. Em suas florestas no Paraná e em Santa Catarina já foram identificadas mais de 840 espécies de animais. Desse total, 46 espécies integram a lista dos animais considerados em extinção pelo Ibama.
(Por Thereza Cesar, Imagem Corporativa, 29/02/2008)
texto recebido por e-mail