Odebrecht responde denúncia sobre condições de trabalho em projeto na República Dominicana
odebrecht
2008-02-29
Prezado Sr. Editor
Com relação ao texto atribuído à geóloga Cláudia Chow, de um blog chamado Ecodesenvolvimento, divulgado no site da Agência Ambiente JÁ, segundo o qual uma empresa subcontratada pela Odebrecht, em obra que executa na República Dominicana, teria cometido supostos maus tratos a trabalhadores e provocado danos ao meio ambiente, gostaríamos de, a bem da verdade, explicar que:
- A Odebrecht, maior empresa de engenharia e construção da América Latina, tem seis obras em andamento da República Dominicana, duas usinas hidrelétricas, duas de saneamento básico (água e esgoto) e duas rodovias. Em nenhuma delas consta o registro de ocorrência de algum dos problemas mencionados no referido blog. A autora da “denúncia” baseou-se apenas no relato de outro jovem geólogo brasileiro, seu amigo, que disse a ela ter trabalhado na referida obra, de onde saiu (e voltou ao Brasil) após ter contraído pneumonia e sofrido uma crise de apendicite, doenças que podem afetar seres humanos independentemente do ambiente de trabalho. Afirma também ter sido vítima de intoxicação alimentar, que teria afetado outros trabalhadores da referida subcontratada, cujo nome também não aparece no blog.
- Os responsáveis da Odebrecht por todos esses contratos não registraram qualquer caso de intoxicação alimentar em seus canteiros de obras, nem mesmo nenhum dano praticado ao meio-ambiente. Todos os nossos contratos praticam ações de responsabilidade social e de respeito à natureza em qualquer dos 19 países em que atuamos, entre eles, Brasil, Estados Unidos, Argentina, Portugal, Peru, Venezuela, Angola, Emirados Árabes Unidos, Líbia e México.
- Obviamente que executar obras de grande porte, como hidrelétricas e estradas, implica em desviar rios e eventualmente derrubar árvores, com a devida autorização do cliente e das autoridades locais. Contudo, depois da conclusão do projeto, o rio volta ao seu leito normal e novas árvores são plantadas no entorno do empreendimento. Temos especialistas em preservação de meio-ambiente constantemente presentes nas obras. Da mesma forma, nutricionistas prestam serviços ininterruptos nos contratos em que há refeitórios, que são a maioria nas 150 obras que ora executamos no Brasil e exterior.
Por fim, gostaríamos de lamentar o fato de que essa falsa denúncia tenha sido divulgada sem que fôssemos ouvidos a priori.
(Por Marco Antônio Antunes Pereira, Construtora Norberto Odebrecht, 28/02/2008)