Recursos serão destinados para os projetos de TI e biotecnologia
A partir de julho, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, começa a operar no Estado uma nova fonte de recursos para os empreendedores catarinenses. Lançado ontem, na Capital, o Fundo SC vai investir R$ 12 milhões na expansão dos negócios das micros e pequenas empresas de SC.
Até 2010, a Finep irá receber os planos de negócio de pequenas e micro empresas para análise, o chamado período de investimento no Estado, segundo o diretor executivo do Fundo, José Henrique Moreira.
A parceria com a BZPlan Administração de Recursos e a Fir Capital Partners vai atender as empresas com faturamento de até R$ 2,4 milhões ao ano.
A iniciativa prevê investimentos em até 10 empresas inovadoras com atuação em tecnologia da informação, biotecnologia e nanotecnologia.
Para Moreira, um dos principais motivos da atuação do Fundo SC está em estimular surgimento de novas empresas que tenham potencial de investimento. Para o diretor de Inovação do Finep, Eduardo Costa, Santa Catarina tem a característica de pólo empreendedor.
- Tem muitas empresas boas nascendo no Estado e queremos investir nelas - afirmou.
Já o representante do governo e diretor da SC Pacerias, Alaor Tissot, destacou que o investimento coloca o Estado em evidência.
- Com o recurso, o Estado mostra ao Brasil a sua excelência em diversos ramos - disse.
Finep participa com 40% dos recursos
No total de recursos, a Finep participa com 40% e tem o direito de decisão sobre qual empresa deverá receber os investimentos. O restante da verba virá de parceiros e do governo do Estado. Já a empresa terá três anos para colocar em prática os investimentos. O Fundo SC é o segundo constituído no Brasil. Desde 1999, mais de 30 empresas catarinenses receberam recursos do Finep. A maioria empresas nascentes de universidades com projeto de grande potencial inovador.
(FGV, 28/02/2008)