(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
seca e estiagem
2008-02-29

Santa Catarina vive dois extremos climáticos neste início de ano. Enquanto no Leste do Estado, o problema é o excesso de chuva; no Oeste, a estiagem é que traz transtornos. A região começa a enfrentar a sétima estiagem em nove anos. Apenas 2001 e 2007 escaparam da seca.

Em Seara, onde a situação é mais crítica, os moradores chegam a ficar até três dias sem água. A população tenta se adaptar à nova situação, buscando água com vasilhames plásticos nos vizinhos ou em poços artesianos. É o caso de Claudemir Galiasi, que foi buscar água num carrinho de mão, no Centro da cidade, para conseguir lavar roupa e fazer comida. Outros vão tomar banho nos vizinhos, como é o caso da auxiliar de produção Rosane Vieira. Em casos extremos, crianças deixam de freqüentar a escola por falta de banho.

Em Cordilheira Alta, que também está em emergência, o problema maior é na área rural, onde a prefeitura está levando água para servir às criações. Na propriedade gerenciada por Jandir Salvador, são 8 mil litros de água por dia para a criação de 13,5 mil perus.

- Sem água, a gente não vive - disse o avicultor.

Em Arvoredo, a prefeitura está levando água para 30 propriedades. São 150 mil litros por dia. O motorista do caminhão-pipa, Gelson Giaretta, trabalha 10 horas por dia para fazer as 12 viagens necessárias. A prefeitura chegou a abrir um reservatório de água para encher o caminhão. Porém, o nível do depósito baixou um metro em apenas uma semana. O auxiliar Dorvalino Seghetto estima que em uma semana o reservatório estará seco, caso não chova. A alternativa seria o Rio Irani, o que aumentaria a distância das viagens em 10 quilômetros. O prefeito Neuri Meneguzzi (PMDB) está fazendo o levantamento das perdas e pode decretar emergência nos próximos dias. Na área urbana, ainda não faltou água, mas o abastecimento está "apertado", definiu o prefeito.

Quantidade de municípios em emergência poderá aumentar

Já são 11 municípios em situação de emergência e este número deve aumentar com a previsão de continuidade da estiagem. Ontem ocorreram pancadas de chuva em alguns pontos. Foram apenas alguns milímetros, enquanto a necessidade seria de 100 milímetros em dois dias, de acordo com o observador meteorológico da Epagri de Chapecó, Francisco Schervinski. Hoje devem prosseguir as pancadas em algumas cidades, mas de forma mal distribuída e insuficiente para amenizar os problemas da região.

O Oeste de Santa Catarina vai conviver com chuvas na média ou abaixo da média nos próximos três meses. A previsão é do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), vinculado a Epagri.

De acordo com o meteorologista Maurici Monteiro, o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, fenômeno conhecido do La Niña, está em níveis similares aos de 1970/1971 e de 1973/1974 e mais intenso que o de 1954/1955, anos em que o Estado conviveu com períodos bastante secos.

Isso significa que o Oeste terá mais alguns meses de estiagem, o que deve agravar a situação já existente. Monteiro afirmou que o La Niña diminui a intensidade da região de baixa pressão da Argentina e Paraguai, denominada "Baixa do Chaco", responsável por períodos de umidade no Oeste Catarinense. Monteiro destacou ainda que o La Niña deve continuar com influenciando o clima no Estado nos próximos anos, como já vem ocorrendo desde 2000.

Nos últimos oito anos, somente em três anos o mês de fevereiro teve chuva normal ou acima do normal. O observador meteorológico da Epagri em Chapecó, Francisco Schervinski, citou que em 2001, 2003 e 2007 houve chuva acima dos 188,6 milímetros da média histórica do mês. Já em 2008, a marca passa longe da média histórica. Até ontem foram apenas 25 milímetros. Mas o pior ano foi 2005, com apenas 8,2 milímetros, mês mais seco desde a criação da estação, em 2005. A curto prazo, há previsão da chegada de uma frente fria que pode provocar chuva nos próximos dias na região Oeste, mas ainda insuficiente para amenizar a situação.

No Litoral, o período chuvoso segue em março

Enquanto o Oeste sofre com falta de chuva, o Leste é castigado com excesso de água. Essa região sofre influência do Oceano Atlântico, que está com a temperatura da superfície mais elevada do que o normal. Isso gera mais evaporação e, segundo o meteorologista do Ciram/Epagri, os ventos do oceano trazem umidade ao Litoral.

Essa umidade não vai mais para o interior do Estado devido à Serra Geral. Isso acaba provocando mais chuva na região litorânea e no Vale do Itajaí. A previsão de Monteiro é de que esta situação persista em março, mas provavelmente não mais em abril e maio.

Defesa Civil critica falta de medidas preventivas

Como a estiagem já é algo comum, pelo menos nesta década, na região Oeste, a Defesa Civil do Estado considera que algumas medidas já poderiam ter sido adotadas pelas prefeituras para amenizar a situação. O diretor do órgão, Márcio Luiz Alves, lembrou que, em 2006, quando quase 200 municípios decretaram emergência, o governo federal libertou R$ 10 milhões para obras de captação e distribuição de água. Alves disse que alguns municípios com problemas de estiagem têm fontes de captação próximas, que poderiam resolver a situação.

Ele rebateu argumentos de que os decretos de emergência seriam para a aquisição de equipamentos.

- Se havia previsão de estiagem, os equipamentos poderiam ter sido licitados anteriormente - comentou, ao observar que há situações em que os municípios decretam emergência sem real necessidade.

Estudos da Epagri mostram que o problema não é a falta de chuva durante o ano na região Oeste, mas a má distribuição. De acordo a Epagri de Chapecó, as chuvas começaram a diminuir a partir de dezembro do ano passado. Em novembro, choveu 276 milímetros, 100 milímetros a mais do que a média histórica.

Seara vive a quinta emergência em 4 anos

Em relação à estiagem de 2006, algumas medidas como proteção de fontes, perfuração de poços e construção de cisternas foram tomadas. Mas são ações consideradas pontuais diante do problema. Outras medidas que poderiam evitar o sofrimento da população travaram na burocracia.

Um exemplo é Seara, que está no quinto decreto de emergência em quatro anos. Ano após ano, o município convive com racionamento devido à baixa vazão do Rio Caçador, que não atende mais a demanda da cidade.

Basta chover pouco em um mês que a cidade já entra em rodízio no fornecimento de água. A solução é um poço profundo que teve sua ordem de serviço assinada em dezembro de 2005. A empresa ganhadora da licitação não teve capacidade de realizar a obra e outra empresa foi contratada. Porém, a segunda empresa teve problemas com uma broca que quebrou durante a perfuração. O poço teve que ser recomeçado e foi concluído em agosto do ano passado.

De acordo com o gerente regional da Casan em Seara, Marcelo Cozer, houve uma demora no edital pois o custo do sistema de bombeamento da água era alto. Na semana passada, a Casan anunciou a empresa vencedora da licitação para a nova bomba, pois não existe modelo pronto para a necessidade do poço de Seara. Isso deve demorar mais 120 dias.

Uma bomba de menor capacidade já foi instalada provisoriamente. A prefeitura e os Bombeiros estão distribuindo água com dois caminhões e dois tratores. A Casan também contratou um caminhão para buscar água em Itá, a 22 quilômetros. Nada disso seria necessário caso a bomba definitiva já funcionasse.

Prejuízos de até 70% nas lavouras

Arvoredo

A estiagem já afeta lavouras de milho e soja na região Oeste. Agricultores registram perdas de até 70%. É o caso de Nelsinho Sansigolo, morador da Linha São Luiz, em Arvoredo.

Ele plantou dois hectares de milho e não deve colher mais que 40 sacas. A maioria das espigas ficou com 1/3 do tamanho normal.

- Faltou chuva na hora da floração e formação do grão. A lavoura acabou amadurecendo precocemente.

O agricultor até tentou retirar parte da lavoura e tratá-la para o gado, com o objetivo de replantar milho. Mas a nova tentativa também não deu certo. Sem umidade, as plantas não se desenvolvem.

- Acho que não vai dar nada - lamentou o produtor.

Com isso não deve cobrir os R$ 600 que investiu na lavoura.

- Não vale a pena plantar - desabafou ele, que não tem financiamento, nem seguro.

Casan alerta para o uso racional

Como há previsão de chuva abaixo da média nos próximos três meses, a Casan alerta a população dos municípios do Oeste para que faça um uso racional da água.

O superintendente de negócios da Casan, Paulo Christ, destaca que, além dos municípios que já estão em racionamento, outros como São Lourenço Doeste e Dionísio Cerqueira provavelmente entrarão em sistema de rodízio no fornecimento.

Em São Lourenço Doeste, no entanto, um poço, de 1.560 metros, deve entrar em atividade em março. Falta instalar a bomba e uma torre de resfriamento.

Em Maravilha, onde o fornecimento é restrito, também há previsão de inauguração de um poço profundo em março.

Paulo Christ citou que neste momento é importante a consciência da população.

- Dizer que está pagando pela água é falta de bom senso e irresponsabilidade - destacou.

(Diário Catarinense, 28/02/2008)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -