O Governo japonês convidará os líderes de 16 países, dentre os quais o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para a cúpula sobre mudança climática que organizará por ocasião da reunião de líderes do Grupo dos Oito Países Mais Industrializadas e a Rússia (G8), em julho, em Hokkaido.
A reunião será realizada nas mesmas datas que a cúpula do G8, e contará com a presença de dirigentes de países responsáveis por 80% das emissões de gases que provocam o efeito estufa.
Além dos líderes dos países do G8 -Japão, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Alemanha, Itália, França e o Reino Unido-, o Governo japonês vai a convidar para a cúpula, entre outros, os dirigentes de China, Índia, África do Sul, Coréia do Sul, Austrália e Indonésia.
Além do presidente Lula, também deve ser convidado para o evento o governante do México, Felipe Calderón.
O Governo japonês deseja conseguir um acordo entre essas nações sobre o marco que entrará em vigor após a expiração, em 2012, do Protocolo de Kioto, que siga a esteira do acordo alcançado em dezembro em Bali.
O Japão preside este ano o G8, no qual vai tentar impulsionar compromissos concretos na luta contra a mudança climática.
A cúpula de líderes do G8 será realizada em um hotel do lago Toya, em Hokkaido (norte do Japão), entre 7 e 9 de julho.
(Jornal do Brasil, 28/02/2008)