A Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa gaúcha realiza audiência pública nesta sexta-feira (29/02), na 8ª Expoagro Afubra – a maior feira agrícola do Brasil voltada à agricultura familiar. A bioenergia como alternativa na diversificação da atividade agrícola, especialmente nas áreas de cultura fumageira, será debatida por especialistas do setor a partir das 9h30min. “Desenvolver culturas e atividades diversas pode representar aumento de rentabilidade e melhor qualidade de vida aos agricultores”, destaca o presidente da comissão, deputado Adolfo Brito (PP).
No Rio Grande do Sul, há mais de 90 mil produtores de fumo e cerca de 3,6 mil caminhoneiros que vivem do transporte do tabaco e de seus insumos. Somente em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Venâncio Aires há quase 40 mil pessoas que trabalham em indústrias fumageiras. Porém, nos últimos anos os produtores vem sendo estimulados a investir em novas alternativas, como na produção do biodiesel, a partir do cultivo de girassol, cana-de-açúcar, mamona, entre outros . “Diante do grande número de famílias envolvidas no setor, é necessário analisar se as novas culturas proporcionam rentabilidade satisfatória, com garantia de preço mínimo e mercado”, aponta Brito.
O assunto será discutido na audiência pública por especialistas renomados, como o pesquisador na área de biocombustível da Emprapa Gilberto Tomm; o engenheiro agrônomo da Oleoplan Samir Piccoli; e o diretor do Centro de Pesquisa da Fepagro, Valdemar Zanotelli. Por sua vez, o presidente da Afubra, o Benício Albano Werner, irá apresentar projetos implementados pela entidade para proporcionar alternativas de complementação de renda ao tabaco.
Com a presença de 250 expositores entre empresas, entidades e instituições, a 8ª Expoagro Afubra se encerra nesta sexta-feira. O evento é realizado no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow, na BR-471, Km 143, em Rincão del Rey, no município de Rio Pardo.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 28/02/2008)