Fortalecer a participação dos movimentos sociais do campo democrático na etapa estadual da III Conferência Nacional do Meio Ambiente através da elaboração de propostas e construção de uma visão popular sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. Este é o objetivo do seminário estadual "Mudanças Climáticas e Sociedade", que acontece na próxima segunda-feira (03/03), a partir das 9h, no Plenarinho do Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
O evento é organizado pela Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Agenda 21, coordenada pelo deputado Ronaldo Zülke (PT), e pela Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, coordenada pelo deputado Daniel Bordignon (PT), juntamente com Ministério do Meio Ambiente, III Conferência Nacional do Meio Ambiente, CMP, CONAM, CUT, FEGAM, ORSELIT e UNE, UFRGS, Instituto IDEAL, Conselho Nacional de Saúde, CGEA, Ministério da Educação, Associação dos Geógrafos Brasileiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Programação
Coordenada pelo deputado estadual Ronaldo Zülke (PT), a mesa de abertura, marcada para as 9h, trata do tema "O contexto das mudanças climáticas e o atual modelo de desenvolvimento". Participam o Prof. Dr. do Departamento de Geografia da UFRGS e pesquisador do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climática do NUPAC/UFRGS, Francisco Aquino, e o assessor técnico da III Conferência Nacional do Meio Ambiente, Leandro Signori.
O próximo painel, marcado para as 10h30, terá mediação da diretora de comunicação da UNE, Camila Marcarini. Abordando o tema "O Brasil, a Agenda 21 e as Mudanças Climáticas", a mesa contará com a participação do coordenador da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CUT, Temistocles Marcelos Neto e do Diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Ivo Batista. Também integram a mesa representante da coordenação nacional de Meio Ambiente da CUT na CNMA e do MST.
A "Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas" é o tema do terceiro painel, marcado para as 14h. Com coordenação do deputado Daniel Bordignon (PT), a mesa contará com a presença do Presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas do Instituto IDEAL, Mauro Passos, da representante do Núcleo Amigos da Terra (NAT), Katia Vasconcelos Monteiro e do Vice-presidente da Comissão Intersetorial de Saneamento e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Saúde e Secretário Geral da CONAM, Valério Lopes.
O evento encerra com a mesa "Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas", que terá coordenação da representante da Central de Movimentos Populares (CMP), Angélica Mirinhã. Participam a coordenadora geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação, Raquel Trajber, o diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiro de Porto Alegre, Nelson Rego, e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Frederico Loureiro.
Audiência pública
Após o seminário, às 16h, também no Plenarinho da AL, será realizada a última audiência pública da Comissão Especial do Consórcio Pró-Sinos, enfocando o tema "Agências Reguladoras (água e esgoto)". Foram convidados para participar representantes da Agergs e do Consórcio Pró-Sinos. As agências fazem a intermediação entre a população (os usuários dos serviços de água, saneamento, etc) e o fornecedor (os prestadores de serviço, por exemplo, as companhias de abastecimento de água). Na segunda quinzena de março, a comissão apresenta o relatório final.
(Por Lucídio Bordignon, Agência de Notícias AL-RS, 28/02/2008)