Projeto prevê que primeiras 60 lixeiras sejam instaladas ainda durante esta semana.
Andar pela Rua Independência nesta quinta-feira significa atenção redobrada. É preciso encontrar espaço entre as pessoas, mesas, placas de propagandas e cuidar para não tropeçar nos buracos. Mas este cenário deve mudar para melhor. Pelo menos é o objetivo da Prefeitura, que anunciou para este dia o início das obras na Rua Grande. Motivos não faltam para a revitalização, já que em anúncio, no final do ano passado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) afirmaram que 106 irregularidades haviam sido observadas. Estas infrações abrangiam desde objetos nas calçadas e propaganda irregular até a falta de lixeiras e os buracos nas calçadas.
Em caminhada pela principal rua do Município, é possível ver que muitas coisas continuam iguais. Próximo à Câmara de Vereadores, logo no início da via, em uma rampa de acesso de carros para deficientes, três lajotas estão quebradas. Em frente a uma loja de calçados, outras duas também preocupam funcionários e pedestres. "Já conversei com o secretário de Obras, eles chegaram a arrumar uma delas, mas aí outras quebraram ou estão soltas. Várias pessoas tropeçam e até mesmo cadeiras de rodas ficam presas nos buracos que se formam", contou o gerente Max Anderson Müller, que encontrou uma alternativa fazendo uma placa de alerta para aqueles que passam pelo estabelecimento.
Na placa, o aviso para que todos cuidem a pedra solta. "Isto serve para alertar as pessoas para que não se machuquem nestes locais", completou. "As calçadas são o maior problema da Rua Grande. Há muitas pedras soltas que são perigosas para quem caminha sobre elas’’, disse a secretária Taiana Godóy, 28 anos.
(Jornal VS, 27/02/2008)