O engenheiro Francisco Carlos Ramos, gerente de implantação da plataforma P-55, informou que o projeto básico de construção da planta (módulos e equipamentos) da P-55 está quase concluído e a intenção é fazer a licitação em abril deste ano. A Petrobras contratou uma empresa holandesa para fazer o projeto. Nos dias 26 e 27 de março, no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente, a estatal deverá fazer a apresentação do projeto às empresas.
Já a construção do casco foi definida em novembro de 2007 e está a cargo do Estaleiro Atlântico Sul, da Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, com o qual foi assinado contrato que passou a ser executado em 2 de janeiro deste ano. Segundo Ramos, atualmente iniciaram-se os procedimentos para construção do casco, como planejamento, detalhamento do projeto e levantamento de material para compra.
A fabricação das peças deverá ser iniciada no próximo mês de junho, sendo que o corte e contorno das chapas acontecerá em Suape, Pernambuco. A montagem do casco da P-55 será realizada no primeiro dique seco de grande porte do País, em construção no Superporto do Rio Grande, e deverá começar só em 2009. A plataforma de petróleo P-55 será do tipo semi-submersível e atuará no Campo de Roncador, a 125 quilômetros do Cabo de São Tomé, em Campos (Rio de Janeiro).
É destinada à produção de 180 mil barris de óleo por dia e, junto com o petróleo, deverá produzir 4,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 28/02/2008)