A proliferação de uma alga inócua atribuída às intensas nevascas provocou uma mancha vermelha em um afluente do rio Yang Tsé na altura da província de Hubei (centro da China), o que levou à interrupção do fornecimento de água para 20 mil pessoas, informou nesta quarta-feira (27/02) a agência estatal "Xinhua".
As autoridades locais tinham interrompido o fornecimento de água no domingo (24) diante do temor de que a origem do fenômeno fosse um vazamento tóxico. O fornecimento foi retomado logo após ser comprovado que a alga não é prejudicial.
Os testes mostraram que a cor avermelhada das águas do rio Hanjiang e de três de seus afluentes se deve à proliferação de uma alga do gênero Cyclotella, provocada pela morte de espécies aquáticas devido à súbita elevação das temperaturas após as intensas nevascas dos últimos meses.
Este tipo de alga não está relacionada com a alga esverdeada que nos últimos meses se estendeu por vários lagos e rios chineses. Este outro tipo, nocivo, brota devido à poluição das águas.
Segundo a Administração Estatal de Proteção Ambiental, 26% das águas chinesas são "totalmente inúteis", 62% não são apropriadas para a fauna aquática e 90% dos rios que atravessam cidades na China estão poluídos.
(Folha Online, Ambiente Brasil, 28/02/2008)