A Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama realizará duas audiências públicas para discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do empreendimento de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Rio Grande.
Conforme o EIA, o projeto de engenharia das obras necessárias para melhorias das condições de navegabilidade e para aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Rio Grande contempla um conjunto de obras formadas pela dragagem de aprofundamento do canal de acesso (objeto das audiências públicas), e as obras de ampliação dos molhes. Estes, por sua vez, têm como uma de suas principais funções manter o calado (através da contenção das correntes marítimas) e estabilizar a embocadura através da interceptação de sedimentos litorâneos na zona de arrebentação.
Ainda segundo o Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento, atualmente os navios transportadores de cargas apresentam grande dimensões, inviabilizando seu ingresso em qualquer porto existente no Mercosul. Ele (o Estudo) classifica o porto de Rio Grande de obsoleto ?no que diz respeito ao tráfego das principais embarcações comerciais existentes, inviabilizando o desenvolvimento da região por não atrair os grandes navios transportadores de cargas? justifica. Em termos
percentuais, com a implementação do empreendimento, o porto de Rio Grande, ainda segundo o EIA, apresentaria condições plenas de captar uma parcela de 10 a 25% do total de cargas agrícolas?.
As audiências serão realizadas nas seguintes datas e locais:
Data: 28 de fevereiro de 2008
Local: Auditório do Teatro Municipal de Rio Grande, Avenida Major Carlos Pinto, 312, Cidade Nova, Rio Grande/RS
Horário: 18h
Data: 29 de fevereiro de 2008
Local: Auditório do Círculo Operário de São José do Norte, rua General Osório, 350, São José do Norte/RS
Horário:18h
(Ibama/RS, texto recebido por e-mail, 27/02/2008)