A governadora lembrou aos produtores o fato de o governo, no ano passado, ter reduzido pela metade o déficit do Estado, com a expectativa de manter o mesmo desempenho e zerar o déficit no final de 2008. "O Rio Grande do Sul está vivendo um grande momento&rdquo", disse, ao ressaltar que espera anunciar boas notícias para melhorar os indicadores sociais do povo gaúcho já na próxima edição da na Expoagro/Afubra, em 2009.
Na abertura do evento, o prefeito de Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha, elogiou Yeda Crusius pela sua coragem em enfrentar a crise das finanças do Estado. Rocha acredita que a competência na ação de zeramento do déficit fará o Rio Grande do Sul retomar o seu crescimento. Já o presidente da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), Benício Albano Werner, agradeceu o apoio da governadora ao setor. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira, também participou do ato.
Irrigação
Em Rio Pardo, Yeda Crusius anunciou que em março começam os trabalhos de cadastramento dos 180 mil microaçudes existentes no Rio Grande do Sul. Os que não produzirem dano ambiental serão licenciados para apoiar a atividade rural. Atualmente, os microaçudes irrigam 500 mil hectares de terra no Estado.
O plano fará a regularização da utilização da água dos microaçudes dentro da legislação ambiental, lembrou o secretário extraordinário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto. Segundo Porto, o plano prevê a construção de 30 mil novos açudes para a irrigação de 120 mil hectares de terra, em dois anos. O cadastramento será realizado em conjunto pela secretarias da Irrigação, do Meio Ambiente, Fepam, Emater e prefeituras
(Governo do Rio Grande do Sul, 27/02/2008)