A Secretaria de Saúde de Cuiabá vai intensificar as ações de combate a Dengue nos bairros onde foram encontrados mais focos da doença, no período de 2007/08. Ontem (27) pela manhã, a Secretaria divulgou um balanço que aponta as regiões mais afetadas pela doença. Cerca de 20 bairros estão em situação preocupante.
Segundo o Diretor de Vigilância em Saúde e Ambiente, Wagner Simplício, será realizado um “Arrastão” nos bairros com mais notificações da doença. “Vamos orientar a população sobre a importância de fazer o dever de casa, evitando os chamados criadouros do mosquito da Dengue”, ressaltou.
De acordo com o diretor, a ação deve começar no bairro Boa Esperança, no próximo dia 5 de março. “Vamos iniciar neste bairro pelo alto índice de infestação larvária e pela constante recusa dos moradores em receber os agentes de endemias”, disse. Conforme Simplício, os agentes têm encontrado dificuldade para orientar alguns moradores do bairro. Wagner lembra que o mosquito é democrático e não escolhe classe.
Para ampliar o controle sobre a Dengue em 2008 a Secretaria adotou uma nova medida. Todos os casos de pessoas que procurarem a rede municipal de saúde com os sintomas da doença serão notificados como Dengue. De acordo com Simplício, a medida vai garantir um controle efetivo dos casos. Será realizada também uma ação de bloqueio nas residências onde foram encontrados os criadouros.
Os bairros com os índices mais alarmantes são: Pedra 90, Tijucal, Boa Esperança, Dom Aquino, CPA III, CPA II e Porto.
(Silvana Ribas, Gazeta Digital, 27/02/2008)