O futuro de Porto Alegre passa por uma ampla discussão onde a universidade desempenha um papel fundamental. A afirmação foi feita na tarde desta terça-feira (26/02) pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), durante audiência com o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), professor José Carlos Ferraz Hennemann. Também participou da reunião o pró-reitor de Graduação, professor Carlos Alexandre Netto.
Durante o encontro, Melo – que esteve acompanhado do 1º vice-presidente do Legislativo, vereador Cláudio Sebenelo (PSDB), e do vereador Newton Braga Rosa (PP) – detalhou projeto que vai debater o futuro da Capital ao longo deste ano. “Porto Alegre precisa saber para onde vai e para isso vamos organizar eventos, com espaços de discussão para todas as entidades, instituições e cidadãos que têm esta preocupação”, afirmou.
O reitor da Ufrgs elogiou a iniciativa da Câmara Municipal e disse tratar-se de uma semente para o redirecionamento da cidade. “Certamente a universidade poderá intervir em diversos aspectos, através de várias instâncias internas que estarão à disposição”, acrescentou.
Newton Rosa destacou que órgãos ligados às áreas de urbanismo, filosofia, ciências, engenharia e informática, entre outras, serão de fundamental importância para a definição de linhas básicas para repensar o futuro da cidade.
(Ascom CMPA, 27/02/2008)