Porto Alegre tem muito a avançar e o futuro da Capital deve se constituir num debate permanente. A conclusão resulta de encontro que o presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), manteve na manhã desta quarta-feira (27/02) com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Cézar Busatto.
Durante o encontro, realizado no Palácio Piratini e que contou com a participação do professor João Carlos Brum Torres, foi discutida a criação de um instituto voltado exclusivamente à busca de soluções para a cidade. "Todas as discussões são válidas, mas é preciso levar adiante os projetos e as conclusões e isso só seria possível através da criação de um órgão que reunisse estudos, sugestões e programas", avaliou Melo.
Busatto sugeriu a participação de representantes de órgãos ligados aos governos federal e estadual para enriquecer os debates. "Estas duas instâncias mantêm órgãos fundamentais para o encaminhamento de soluções. Um exemplo é o Ministério das Cidades que projeta medidas importantes para as grandes metrópoles", afirmou o secretário. Ele citou ainda a importância da Fundação de Economia e Estatística (FEE) como órgão detentor de dados e indicadores fundamentais para a viabilização de projetos urbanos.
Para Brum Torres, é importante reunir instituições, entidades e todos os cidadãos que estejam comprometidos na busca de melhorias para Porto Alegre. "Todas as sugestões serão bem vindas e a centralização de todo este conhecimento, através da criação de um instituto, será fundamental na consolidação das alternativas para melhorar a cidade e prevenir a Capital de problemas urbanos e sociais", concluiu.
(Ascom CMPA, 27/02/2008)