Nesta quarta-feira (27/02) , o deputado Ivar Pavan (PT/RS) reuniu-se com as direções da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), em Porto Alegre, e da Rio Grande Energia S/A – RGE, em Caxias do Sul, para entregar o relatório da "Subcomissão da qualidade da energia elétrica distribuída no meio rural e em centros urbanos de pequenos municípios". O parlamentar pediu agilidade nas obras para melhorar a tensão, especialmente no meio rural. A principal constatação da Subcomissão é de que a gravidade do problema impede investimentos e inibe o desenvolvimento.
Além de relatar a situação constatada em todo o estado através de oito audiência públicas, Pavan resumiu as sugestões feitas para reduzir o problema. Revisão da Resolução Normativa nº. 250, da Aneel, para reduzir a participação dos usuários nos investimentos; Termo de Ajuste de Conduta – TAC entre as concessionárias, Aneel/Agergs e consumidores, para indenizar os prejuízos; criação de linhas de crédito para financiar o aumento de carga são algumas alternativas construídas ao longo dos trabalhos da Subcomissão. Pavan entregará o relatório também à Aneel, e a outras organizações governamentais e não-governamentais para apressar a solução para este severo problema.
Pela manhã, ele esteve com o diretor de distribuição da Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE, Rogério Sele da Silva, e a tarde com o presidente da RGE, Wilson Ferreira Júnior. Ambos aceitaram o convite de acompanhar o parlamentar na entrega do documento à Aneel, em Brasília.
Na área atendida pela CEEE, os produtores de fumo sentem as maiores dificuldades em utilizar os secadores elétricos e outros equipamentos. Na região Norte, área de maior atuação da RGE, é a produção leiteira que sente intensamente os reflexos da baixa atenção, impedindo que vizinhos use ordenhadeiras concomitantemente, além de queimas constantes de diferentes equipamentos e eletrodoméstico.
O relatório está na íntegra no site da Assembléia: www.al.rs.gov.br/Comissoes/Relatorios
(Por Stela Pastore, Agência de Notícias AL-RS, 27/02/2008)