O vocalista da banda britânica Radiohead, Thom Yorke, apresentou nesta quarta-feira em Bruxelas uma campanha da organização ambientalista Friends of the Earth que pretende incentivar os países da UE (União Européia) a assumir compromissos mais ambiciosos no corte das emissões de gases do efeito estufa.
"Não poderemos despertar do pesadelo da mudança climática a menos que nossos Governos e a UE ajam. Eles são os únicos que podem iniciar as medidas que nos ajudarão a enfrentar esse problema", disse Yorke. O vocalista da banda afirmou que apóia há três anos a Friends of the Earth no Reino Unido, onde a pressão dos ambientalistas contribuiu para a elaboração, por parte do governo, de uma lei para reduzir as emissões de CO2.
"Desejamos que aconteça o mesmo na União Européia", ressaltou Yorke, que também afirmou que os 27 países do bloco "têm a responsabilidade moral" de liderar a luta contra a mudança climática.
Consciência
O York destacou que todos os membros da banda são muito conscientes do problema e que "fazem tudo o que podem" contra o aquecimento global, até o ponto de que só viajam de avião "quando não há outro remédio" e inclusive restringem algumas de suas turnês. Segundo ele, apenas fazem shows em locais acessíveis via transporte público, para evitar que os fãs sejam obrigados a usar seu próprio veículo.
The Big Ask
Yorke e membros do Friends of the Earth se reuniram com o comissário europeu do meio ambiente, Stavros Dimas, para o lançamento da campanha The Big Ask, iniciativa que se desenvolverá simultaneamente em 17 países. A organização deseja que o bloco implemente um sistema para endurecer os compromissos assumidos pelo UE para a redução das emissões.
O grupo ambientalista quer que a UE se comprometa a reduzir até 2020 as emissões de CO2 em 30%, em vez dos 20% estabelecidos como meta pelo bloco. A campanha foi apresentada simultaneamente em 22 cidades da UE, com espetáculos e outras atividades. Os responsáveis pela campanha incentivaram os interessados a enviarem mensagens a seus governos para que também façam parte do projeto. As mensagens devem ser enviadas pelo site da campanha (www.thebigask.eu).
(Efe, Folha, 27/02/2008)