Nesta quinta-feira (28/02), integrantes da Frente Parlamentar Mista do Carvão Mineral reúnem-se com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. Os parlamentares vão discutir ações que propiciem sustentabilidade para o setor e a garantia do abastecimento seguro e competitivo de energia elétrica.
Entre os pedidos a serem apresentados ao ministro estão a adoção de mecanismo que neutralize o custo do combustível na formação do Índice de Custo-Benefício (ICB). Os parlamentares ainda vão solicitar o aumento do prazo dos contratos do Plano Plurianual (PPA) para 30 anos, que atualmente são fixados em 15 anos.
Política para carvão
Também será solicitada ao ministro uma política para o carvão nacional com destaque para as áreas de geologia, institucional, tributação/financiamento, treinamento e capacitação de recursos humanos e ações diversas.
O vice-presidente da Frente Parlamentar Mista do Carvão Mineral, deputado Afonso Hamm (PP-RS), recebeu no final da tarde desta quarta-feira o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, para debater o assunto que será apresentado na reunião de quinta.
O encontro está marcado para as 15h, no ministério. Além de Hamm, participarão a presidente da frente, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), e outros parlamentares.
(Agência Câmara, 27/02/2008)