A Europa poderá sofrer este Verão cortes de electricidade com a duração de vários dias devido à insuficiência das centrais eléctricas, alertou hoje o grupo energético alemão RWE, horas depois do “apagão” afectou quatro milhões de pessoas na Florida, no Sul dos EUA.
“A electricidade torna-se rara na Europa. Chegámos a um ponto em que basta uma combinação de um Verão quente e seco com a suspensão das centrais, por razões de manutenção, para que o abastecimento esteja ameaçado”, disse Jürgen Grossmann, presidente da RWE ao jornal diário “Bild”.
Um Verão quente faz baixar o nível dos cursos de água e pode forçar as centrais a parar, devido à falta de alimentação para os seus sistemas de arrefecimento. A isto junta-se o crescente consumo dos sistemas de aclimatização. “Os políticos e os cidadãos devem abandonar a sua resistência contra a construção de novas centrais, sem as quais a penúria será mais sentida”, disse Grossmann.
Na Florida, a central nuclear de Turkey Point já está a funcionar, depois de ter parado devido a uma falha eléctrica. No final de Janeiro, a agência Associated Press analisou os 104 reactores nucleares nos Estados Unidos e concluiu que 24 estão em zonas com graves problemas de seca, o que poderá pôr em risco o seu funcionamento.
(
Ecosfera, 27/02/2008)