Começaram na manhã desta terça-feira (26), com assinatura do documento que formaliza o início do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Gravataí, as obras de urbanização no entorno do Arroio Barnabé. O ato ocorreu na avenida Senador Nei Brito e contou com a presença do prefeito Sérgio Stasinski, oficialmente em férias, e do vice-prefeito Décio Becker, no exercício do cargo de prefeito. Gravataí é o 1º município da Região Metropolitana a iniciar obras de habitação do PAC.
As obras integram o programa “Gravataí - Qualidade para Todos”, num investimento de R$ 31 milhões. Serão beneficiadas 496 famílias com obras de saúde, educação, lazer, habitação, além da recuperação ambiental do arroio. A revitalização compreende o trecho entre a Av. Dorival de Oliveira e a RS-118, com pavimentação, reassentamento das famílias e urbanização da área, construção de praças, módulos sanitários, passarelas para pedestres, pontes, unidades habitacionais, unidade de saúde e ciclovia.
Obra para toda a cidade
Décio Becker ressaltou a importância do ato e disse que “Gravataí inicia hoje, sem dúvida, a maior obra de sua história”. O prefeito Sérgio Stasinski reiterou que a revitalização do Barnabé supera o Pronto Atendimento 24h, inaugurado em dezembro do ano passado como a maior iniciativa pública no município até então. “Essa obra tem um significado para toda a cidade, com infra-estrutura, moradia digna, algo que ficará marcado para sempre na história do município”, frisou.
Hospital Público Municipal
Segundo Stasinski, a revitalização do Arroio Barnabé, com investimento e financiamento do governo Lula, com contrapartida de R$ 3 milhões do município, irá beneficiar vários bairros da cidade, e o consórcio TBMA, vencedor da licitação, destacou que pode concluir a obra ainda antes dos 12 meses previstos no contrato. “Além disso, hoje foi publicado no Diário Oficial o edital para construção do Hospital Público Municipal, com 180 leitos, um anseio que a cidade tem há muito tempo”, enfatizou o prefeito.
Remoção de famílias
O consórcio TBMA é constituído pelas empresas Toniolo Busnello, Archel Construções e Instaladora Elétrica Mercúrio. O diretor da Toniolo, Humberto Busnello, lembrou que a iniciativa inclui a remoção de famílias. “O mais importante é que estaremos trabalhando com pessoas”, salientou.
O secretário municipal de Captação de Recursos, Calebe Guimarães, ressaltou que a obra é um presente para Gravataí. “A revitalização do Arroio Barnabé tem cunho social, ambiental e de estruturação da cidade”, afirmou. Ele destacou, ainda, que a Prefeitura continuará trabalhando no local seis meses depois de concluída a obra, em ações de pesquisa, trabalho social, reposicionamento das pessoas no mercado de trabalho, entre outras.
Também compareceram secretários municipais, vereadores, diretores das empresas responsáveis pela obra e as famílias beneficiadas. Após o ato, Décio Becker, juntamente com Guimarães e o arquiteto Rui Mineiro, coordenador técnico do PAC em Gravataí, visitaram o início da construção dos condomínios onde residirão as famílias.
(Prefeitura de Gravataí, 27/02/2008)