Apesar de não concordar com a decisão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, que aprovou a redução da faixa de fronteira de 150 para 50 quilômetros, o deputado Rossano Gonçalves (PDT) acredita que é o primeiro passo para o fortalecimento dentro do Mercosul. “Esta decisão é importante, mas paliativa, cerca de 50 municípios, como Livramento, Itaqui, Uruguaiana, Jaguarão, São Borja, apenas como exemplo, continuarão convivendo com as desigualdades, mas com certeza é um grande avanço para a região”, destacou o deputado.
Para o parlamentar a Fronteira Oeste tem sido prejudicada com novos investimentos, resultado da faixa de fronteira, que vem se constituindo em atraso para o desenvolvimento da região. A PEC 49/06 apresentada e aprovada na CCJ do Senado, teve como autor o Senador Sérgio Zambiasi (PTB, reduzindo a faixa de fronteira de 150 para 50 Km. Como presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, Rossano Gonçalves vem procurando unir forças com o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.
"A nossa meta este ano é avançar no sentido de corrigir as desigualdades que estão atrasando e causando sérios prejuízos para o desenvolvimento, da nossa região” disse o deputado. O deputado Rossano Gonçalves, acredita que um dos pontos fundamentais para reduzir as distorções passa por uma reforma tributária, ou medidas específicas direcionadas para o Mercosul, como a liberação total da faixa de fronteira. “Não podemos mais conviver com seguro carta verde, cobrado antecipadamente para os veículos brasileiros, a entrada do arroz uruguaio e argentino a custos inferiores, a revalidação de diplomas, o sistema integrado de saúde, estou apenas destacando alguns dos inúmeros problemas que precisam ser solucionados imediatamente”, finalizou o deputado.
O deputado Rossano Gonçalves vem trabalhando forte, também, em caráter de urgência, junto aos governos federal e estadual, para a construção das Pontes Internacionais que ligam as cidades de Itaqui, Porto Xavier, Porto Mauá e Tiradentes do Sul. No dia 28 de março, a comissão do Mercosul estará reunida em audiência pública, na cidade de Itaqui.
(Por Milton Cardoso, Agência de Notícias AL-RS, 26/02/2008)