As obras de concretagem do Conduto Álvaro Chaves-Goethe foram encerradas ontem, 25, na Rua Mata Bacelar, após 34 meses de intervenções. As galerias do conduto, com cerca de 3 mil metros de extensão, são parte principal do sistema de drenagem, a chamada macrodrenagem. O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) prevê a inauguração da obra - que vai controlar em até 90% os alagamentos em nove bairros - para o dia 18 de março.
A chamada microdrenagem, ligações secundárias do conduto, já foram iniciadas. Redes auxiliares canalizarão a água para as bocas-de-lobo, que farão a drenagem para o conduto. Para finalizar os trabalhos, as ruas onde se localizam as obras devem ser asfaltadas.
O Conduto Álvaro Chaves-Goethe é a maior obra de drenagem urbana dos últimos 30 anos da cidade. Cerca de 100 mil pessoas deverão ser beneficiadas diretamente com a obra nos bairros Auxiliadora, Bela Vista, Floresta, Higienópolis, Moinhos de Vento, MontSerrat, Navegantes, Rio Branco e São Geraldo. O investimento de R$ 59 milhões tem financiamento de 66% do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 34% de contrapartida da prefeitura.
(Zero Hora, 27/02/2008)