A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Congresso Nacional aprovou requerimento dos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Cícero Lucena (PSDB-PB) para prorrogar os trabalhos da Subcomissão Temporária sobre o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos por mais 12 meses. Ao encaminhar o requerimento, o presidente da CMA, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), enfatizou a importância do funcionamento da subcomissão, alegando que "lixo é problema que pode virar negócio no Brasil".
Por sua vez, Lucena ressaltou que, apesar de os integrantes da subcomissão terem realizado várias viagens, ainda não estão prontos para redigir uma proposta final sobre o tema. Já Flexa Ribeiro manifestou-se a favor da prorrogação de funcionamento da subcomissão por entender que lixo e reciclagem ainda não se transformaram nos assuntos relevantes que são na maior parte dos 5.500 municípios brasileiros.
O senador pelo Pará deu o exemplo dos programas de reciclagem do lixo na Alemanha, onde 5% do total de energia gerada no país provém da queima de resíduos sólidos. Segundo Flexa Ribeiro, os alemães chegam a importar lixo da Itália, porque dispõem de capacidade ociosa em seus equipamentos instalados para geração de energia reciclada do lixo.
(Por Laura Fonseca, Agência Senado, 26/02/2008)