Para secretário adjunto, meio ambiente equilibrado requer visão multifacetada
O secretário adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, proferiu a aula inaugural para os alunos do Campus de São Luiz Gonzaga da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), na segunda-feira.
– O meio ambiente equilibrado requer uma visão multifacetada, associando a multidisciplinaridade, diversidade de profissionais a serem formados na Universidade e as necessidades para o desenvolvimento de uma região, não lhe escapando sequer a proteção do patrimônio imaterial – afirmou Simões Pires.
No caráter transversal da educação, ele salientou os “olhos de controle social”, especialmente a ética do empreendedor, que tende a voltar seu negócio à responsabilidade social, destacando a necessidade do homem aliada a ação do empreendedor ético, que, cada vez mais, estimula e orienta a cadeia de consumo.
– Já na ação governamental, pondera os ganhos sociais para enfrentar os impactos negativos – acrescentou Simões Pires.
Além de toda a comunidade acadêmica, alunos de calouros a veteranos, o evento contou com a presença de várias autoridades locais.
À tarde, o Secretário Adjunto, acompanhado do coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS), Niro Afonso Pieper, participou de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piratini, que reuniu os prefeitos e gestores de meio ambiente da região missioneira para a explanação sobre o licenciamento ambiental municipal.
A Secretaria do Meio Ambiente prestou todas as informações para a qualificação, orientando sobre os benefícios da descentralização que vem sendo desenvolvida, as vantagens que os municípios têm ao assumirem a gestão local e os prazos para que isso se realize.
O prefeito de São Luiz Gonzaga, Vicente Diel, e gestores de São Miguel das Missões revelaram que estão finalizando a legislação municipal para o encaminhamento da documentação com vistas à qualificação pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
(Governo do Estado do RS, 26/02/2008)