Apague as luzes quando sair de casa e se estiver a aquecer a casa então evite que o frio entre. Os conselhos são básicos e de sempre, mas mesmo assim em Portugal 10 por cento da energia consumida é desperdiçada, o que corresponde a qualquer coisa como 178 milhões de euros, por ano, que são gastos.
As contas são feitas pela «Union Fenosa», a eléctrica espanhola que apresenta pela primeira vez um índice de eficiência energética dos portugueses, que recebem 6 pontos num total de 10. Estes valores foram concluídos com base numa avaliação dos equipamentos e do seu uso, da manutenção e da cultura energética dos consumidores.
Diz o relatório que os portugueses até usam de forma eficiente as máquinas de lavar roupa e loiça, mas continuam a utilizar pouco as lâmpadas de baixo consumo e deviam usar mais as panelas de pressão. As sugestões são de uma eléctrica que queria comercializar energia para os lares mas não consegue. Os negócios para já são outros. A Union Fenosa garante que vai concorrer na energia eólica e nas hídricas.
(TVi, 26/02/2008)