Os novos Conselheiros das Regiões de Planejamento e Entidades Não-Governamentais que compõem o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) tomarão posse no dia 26. O evento ocorrerá no Salão Nobre do Paço dos Açorianos, às 15h, marcando o início dos trabalhos do biênio 2008/2009. As eleições foram realizadas no final de 2007.
De acordo com o titular da Secretaria do Planejamento Municipal, José fortunati, a participação da população no planejamento urbano demonstra um amadurecimento democrático e a preocupação da comunidade com o desenvolvimento da Capital. “O porto-alegrense quer ajudar a construir a cidade do futuro, não está mais preocupado apenas com necessidades imediatas”, afirma.
O Conselho Pelo CMDUA passam processos que afetam o planejamento urbano de Porto Alegre, como alterações no Plano Diretor e grandes empreendimentos. Reforçando sua característica plural, o CMDUA é composto por 28 membros, mais o presidente, que é o secretário do Planejamento.
As cadeiras são distribuídas da seguinte forma: nove para a comunidade (oito Conselheiros das Regiões de Planejamento e um do Conselho do OP); nove para entidades não-governamentais (divididas em: cinco para entidades de classe e afins ao planejamento urbano; duas para entidades empresariais; e duas para entidades ambientais e instituições científicas); e nove para entidades governamentais.
(
Jornal JA, 22/02/2008)