A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicou multa no valor de 5.001 UFESPs (R$ 74.414,00), contra a Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras Revap, localizada em São José dos Campos, em razão do incêndio registrado na última quinta-feira (21/02).
Na autuação, a agência ambiental paulista explicou que a penalidade se deve a “emissão intensa de fumaça preta para a atmosfera, em decorrência de incêndio ocorrido nas canaletas de drenagem de águas contaminadas da área 322 de armazenamento de combustíveis (gasolina e nafta), por falha na operação de drenagem de interface do tanque TQ 43114, causando inconvenientes ao bem-estar público, prejudiciais à segurança, ao uso e gozo da propriedade, bem como às atividades normais da comunidade, gerando várias reclamações da população vizinha”.
Os técnicos da Agência da Cetesb de Taubaté que estiveram no local, na quinta-feira, verificaram que o incêndio começou no processo de drenagem da água dos tanques. Embora não tenha sido registrado nenhum dano pessoal, o incêndio atingiu parte da vegetação ao longo do canal, antes de ser controlado pela brigada de incêndio da própria refinaria.
(Por Eli Serenza, Ascom Cetesb, 25/02/2008)