A Comissão Européia anunciou a entrada em vigor de medidas de emergência para prevenir a importação de arroz e derivados contaminados com a variedade transgênica BT63, um arroz inseticida não autorizado na Europa que foi descoberto em produtos importados da China. A contaminação com o arroz BT63 foi descoberta pela primeira vez em 2006.
Entretanto, apesar das medidas adotadas pelas autoridades chinesas, diversos casos de contaminação foram relatados em novembro último na Europa, o que levou a Comissão Européia a declarar suas recentes medidas emergenciais para filtrar arroz contaminado e produtos fabricados com arroz contaminado vindos da China.
A partir de 15 de abril, apenas arroz e derivados que constam em uma lista especial aprovada pela União Européia e que tenham sido certificados como Livres de BT63 por laboratórios aprovados pela União Européia serão autorizados a entrar nos países do bloco. A lista cobre uma longa variedade de produtos, incluindo arroz descascado, polido, branco e integral, farinha de arroz, macarrão, amido de arroz e granola.
(Clic RBS, 26/02/2008)