A governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT), afirmou nesta segunda-feira (25/02) que vai "reforçar as ações de combate" ao desmatamento na região Amazônica por meio de um novo modelo de desenvolvimento. Ela disse ainda que a mudança na regulamentação na realização de leilões de madeira --apreendida em fiscalizações na região-- vai colaborar para essas ações, incentivando o desenvolvimento econômico e social na região.
"Queremos incentivar um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia onde nossos recursos naturais possam ser utilizados sem destruir [o meio ambiente]", disse a governadora, que participou de cerimônia no Palácio do Planalto de lançamento do programa Territórios da Cidadania.
A governadora não detalhou como seria implementado esse novo modelo de desenvolvimento na Amazônia.
Mas Ana Julia disse que os leilões de madeira irregular serão realizados seguindo um regulamento já definido. Pela regulamentação, a madeira apreendida não poderá ficar mais com os madeireiros e os recursos devem ser aplicados em ações sociais e de desenvolvimento econômico.
A governadora lembrou que até a regulamentação, a madeira apreendida podia ficar sob responsabilidade das madeireiras como "fiéis depositárias". "Essa é a grande diferença: antes eles costumavam ser os fiéis depositários, agora não serão mais", afirmou Ana Julia.
Ana Julia afirmou que além de investir em programas sociais e de desenvolvimento econômico no Pará, ela pretende aplicar o dinheiro --obtido via leilões-- nas campanhas de fiscalização na região Amazônica.
(RENATA GIRALDI, da
Folha Online, 25/02/2008)