A unidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está investindo em melhorias no tratamento de água para distribuição à comunidade nortense. O gerente Jorge Coelho, falando à reportagem do Agora, salientou que a companhia já instalou novas bombas de recalque, assim como novos filtros para oferecer melhores condições do produto que está sendo distribuído a São José do Norte.
“Temos que levar em consideração que a rede de distribuição de água para a cidade é muito antiga e que, por isso mesmo, sempre que existe necessidade de expurgo, os consumidores terminavam recebendo água de cor mais escura. No entanto, mudamos os métodos de trabalho, e os expurgos estão sendo realizados durante a madrugada, evitando que a água seja toldada por ferrugem existente na velha rede. Com isso, podemos afirmar que, há muito tempo, deixamos de receber reclamações a esse respeito”, frisou.
“Além dessa, estamos mudando outras normas de atividade visando, sempre, ao bem-estar dos consumidores. Devemos, também, lembrar que estamos aqui para ouvir reclamações, pois outros fatos podem acontecer. Quanto ao estado em que se encontra a antiga rede de distribuição, já encaminhamos propostas de melhoramento, posto que hoje, sempre que existir necessidade de maior pressão sobre os velhos canos, certamente haverá deslocamento de ferrugem”, salientou.
Jorge Coelho afirmou que a perfuração de novos poços de captação já garantiram o abastecimento normal de água para a cidade, durante este ano, “mas, mesmo assim, a Corsan continua pesquisando a área, em busca de novos locais para perfurações”, afirmou.
Perguntado sobre as metas da gerência para este ano, Jorge Coelho garantiu que “o trabalho desta gerência tem por objetivo encontrar todos os mecanismos possíveis para o melhor atendimento do usuário que, em verdade, é o responsável pela existência da companhia”.
No que diz respeito ao abastecimento das localidades da Barra, o gerente salientou a existência de poços já perfurados, num trabalho que, “diga-se a bem da verdade, é fruto de esforço do vereador Alexandre Carinha Novo, que conta com o apoio integral do prefeito José Vicente Ferrari que, sabemos, continua trabalhando junto à direção da companhia, em Porto Alegre, na busca de solução definitiva para aquela região”, concluiu Jorge Coelho.
(Jornal Agora, 25/02/2008)