A Secretaria do Planejamento e Gestão vai auxiliar a Prefeitura Municipal em um projeto de melhorias na área habitacional que deverá beneficiar cerca de 20 mil pessoas. A iniciativa também deverá viabilizar a ampliação do porto no Município.
A participação da secretaria se dará através do Comitê de Apoio aos Novos Investimentos. Nesta segunda-feira, 25, técnicos da secretaria reúnem-se com o secretário municipal de Coordenação e Planejamento do Rio Grande, Paulo Cuchiara, para tratar do projeto. A secretaria também fará a articulação com outros órgãos do Estado com competências para participar da proposta.
O projeto deve contar com recursos do governo do Estado, do Porto do Rio Grande e do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Federal, totalizando um investimento de R$ 22,6 milhões. Na última semana, Maria do Carmo Avesani, diretora do Departamento de Urbanização de Assentamentos Precários do Ministério das Cidades, esteve em Rio Grande conhecendo o projeto.
Inicialmente serão removidas 377 famílias – cerca de 1,2 mil pessoas – para duas áreas já cedidas pelo porto, que também deverá adquirir outras áreas para realocar os demais moradores. Criado em outubro de 2007, o Comitê de Apoio aos Novos Investimentos tem a finalidade de auxiliar e incentivar empreendimentos de grande impacto no desenvolvimento do Estado. Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o Comitê é formado por representantes de dez órgãos e secretarias de Estado.
(Jornal Agora, 25/02/2008)