O secretário municipal da Pesca, Jandir Martins, ao ser questionado sobre a safra do camarão responde com cautela, considerando que no ano passado havia um otimismo que acabou não se confirmando. Mas ele admite que a cada dia a safra está melhorando. "Temos visto que o camarão está com tamanho um pouco maior e tem sido encontrado em vários locais, entre Rio Grande e São José do Norte. Isso significa que a safra pode melhorar e que nossos pescadores poderão ter acesso ao camarão, que se encontra espalhado em nossa volta", observa.
Ele também alerta que, ao mesmo tempo em que existe um certo otimismo, há preocupação com a possibilidade dessa expectativa não se confirmar. "No ano passado, o camarão surgiu em boa quantidade dentro da Lagoa dos Patos, beneficiando as comunidades de Pelotas e São Lourenço do Sul, principalmente, e os poucos pescadores da região que tinham condições de se deslocar até lá", lembrou. Já nesta safra, segundo Jandir Martins, a expectativa é que haja camarão em torno do Rio Grande e São José do Norte e "ele já está aparecendo, embora ainda não na quantidade e tamanho desejados".
No entendimento do secretário, há uma boa possibilidade da pesca ser melhor em março. "Isso acontecendo, nossos pescadores terão condições de ter uma safra melhor que em 2007. É só o que podemos dizer de momento. O resto é incógnita", conclui o titular da Secretaria Municipal da Pesca (SMP).
(Jornal Agora, 25/02/2008)