Até o final deste ano, primeiro módulo do MQ4 estará concluida
Secretários da Prefeitura de Canoas estiveram vistoriando as obras de infraestrutura das 426 unidades habitacionais no Macroquarteirão (MQ) 4, no bairro Guajuviras, uma área de 5,3 hectares, que integram o projeto dos 103 Hectares. A comitiva aproveitou a oportunidade para conversar com a comunidade e esclarecer como está sendo conduzido o processo de reassentamento e regularização fundiária no município.
Segundo Lademir, esse contato é fundamental, pois "precisamos deixar as pessoas tranqüilas, mostrando que elas irão para lugares com melhores condições. Estamos recebendo uma resposta positiva da comunidade".
Até o final deste ano, será concluído o primeiro módulo do MQ4, onde serão reassentadas 120 famílias da fazenda Guajuviras. No projeto estão previstas a construção de casas, com 36m², e sobrados, com 42m², contemplando dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área externa.
Estão, também, em andamento as obras das 66 casas, nos 2,9 hectares, do MQ2, para onde serão reconduzidas as famílias oriundas da rua TT, na Comtel, que vivem embaixo de linhas de alta tensão. A região da Nova Nancy Pansera, com 5,3 hectares, será reorganizada em 380 lotes, para reassentar as pessoas que vivem no local.
O secretário Oscar Escher lembrou que, além do macro projeto de reorganização do traçado urbano e regularização fundiária, há uma interação entre as secretarias para o desenvolvimento de ações sociais voltadas para cada comunidade.
Os recursos para as obras são provenientes de financiamento do Governo Federal, com contrapartida de recursos técnicos e financeiros do município.
(Jornal NH, 22/02/2008)