O senador João Pedro (PT-AM) comunicou em Plenário, na sexta-feira (22/02), que apresentou requerimento à Secretaria Geral da Mesa com a finalidade de criar uma comissão temporária externa do Senado para visitar as instalações da empresa Mil Madeireira Itacoatiara, localizada em Itacoatiara (AM), e avaliar a tecnologia empregada no manejo florestal pela empresa. A madeireira emprega manejo florestal de área de 456 mil hectares e foi certificada pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.
Para tal comissão, João Pedro sugeriu a participação de, pelo menos, dois integrantes das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O senador sugeriu ainda a participação dos senadores do estado do Amazonas - além dele, os senadores Arthur Virgílio (PSDB) e Jefferson Péres (PDT).
João Pedro ressaltou que é preciso encontrar um ponto de equilíbrio para que haja desenvolvimento econômico na Amazônia com respeito ao meio ambiente, bem como a garantia de qualidade de vida às pessoas que vivem na região. Apesar de freqüentemente aparecerem na imprensa ações de ilegalidades ocorridas na Amazônia que envergonham o país, observou, o estado também possui exemplos de atividades econômicas realizadas de forma sustentável.
O senador afirmou que há possibilidade de utilizar pesquisa e tecnologia em favor do meio ambiente e destacou que é possível viver bem na Amazônia sem derrubar a floresta. Enfatizando não ser favorável a qualquer agressão ao meio ambiente, o senador defendeu a criação de empregos e a geração de renda para beneficiar as populações que moram na região.
(Por Iara Farias Borges, Agência Senado, 22/02/2008)