Iniciada no último dia 17, a expedição ao Rio Paranaíba já alcança a cidade de Araporã, em Minas Gerais. Na sexta-feira (22/02), quando os expedicionários chegaram a Itumbiara (GO), o especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Wagner Vilella, se juntou ao grupo.
A expedição vai percorrer até 1º de março mais de 1.000 quilômetros, passando por municípios de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Cavalos, carros e barcos serão usados ao longo do trajeto. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de recuperação e conservação do rio Paranaíba, coletando informações para investimentos em áreas de preservação e pontos turísticos.
Promovida pela Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, a expedição conta com representantes dos ministérios do Turismo, Meio Ambiente e Relações Institucionais, bem como da Secretaria Especial da Pesca, Marinha, Aeronáutica, e governos de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.
No dia 26/02, Wagner Vilella deixa a expedição e segue para Rio Verde (GO), onde haverá um encontro de mobilização para a instalação do Comitê do Paranaíba.
(Ascom ANA, 21/02/2008)