Convicto de que os municípios da região fronteiriça do Estado voltarão a crescer economicamente, o deputado Berfran Rosado congratulou-se com o senador Sérgio Zambiasi ao ser informado da aprovação, na quinta-feira (21/02), na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, da PEC 49/06 apresentada pela senador, que busca a redução da faixa de fronteira de 150 km para 50 km. "Estamos próximos de atingir os nossos objetivos", comemorou Berfran.
A reivindicação de redução da faixa de fronteira virou prioridade a partir das reuniões da Comissão do Mercosul, na Assembléia Gaúcha, a partir de 2003, quando Berfran era seu presidente. Desde então, deputados estaduais, federais e senadores têm intensificado ações para a concretização do fato.
A redução para 50 km diminuirá os constantes prejuízos que a Metade Sul tem sofrido na atração de investimentos, garantindo a instalação de novas indústrias que estão prontas para confirmarem projetos na região. A faixa de fronteira com seus atuais 150 km impõe restrições a determinados tipos de empreendimentos, resultando em atraso para o desenvolvimento socioeconômico da região.
(Por Lourdes Nascimento, Agência de Notícias AL-RS, 22/02/2008)