As autoridades sanitárias do Paraguai receberam hoje (25/02) em Assunção dois milhões de doses da vacina contra a febre amarela importadas da França após a confirmação de 13 casos da doença no país.
O lote de vacinas, proveniente do Fundo Global de Vacinas (GACVS, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi recebido no Aeroporto Internacional de Assunção por uma comitiva liderada pelo presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, e pelo ministro da Saúde, Óscar Martínez.
O carregamento vai reforçar a campanha de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde paraguaio, principalmente no centro do país e nos arredores de Assunção, informaram as autoridades sanitárias. O Ministério da Saúde confirmou que 968.461 pessoas já foram imunizadas contra a doença, transmitida pela picada dos mosquitos "aedes aegypti" - nas áreas urbanas - e "albopictus" - nas zonas rurais.
A vacinação será prioritária nas regiões do departamento de San Pedro (centro), onde foram diagnosticados sete casos, e na localidade de San Lorenzo, a 15 quilômetros de Assunção, onde foram confirmados outros seis. O Ministério da Saúde paraguaio informou que a doença, sem registros no país há 34 anos, já causou cinco mortes em 2008. No momento, as autoridades aguardam os resultados das análises de outros dez casos suspeitos de febre amarela.
O surgimento de casos da doença obrigou o Governo a declarar estado de emergência nacional no dia 15 de fevereiro e lançar uma campanha de vacinação em massa nas regiões mais afetadas e, em menor medida, em outros dez departamentos do país. A campanha foi reforçada com a doação de 800 mil doses pelo Brasil e com o envio de doses da vacina pelo Peru e pela Venezuela, que também doou duas toneladas de inseticidas.
(Efe,
UOL, 25/02/2008)