A passagem do ciclone Ivan pela ilha de Madagáscar na semana passada deixou 44 mortos e 145 mil desabrigados, segundo estimativas do governo divulgadas neste domingo (24/02). A tempestade atingiu a costa leste da ilha no domingo passado com ventos de até 230 km/h. Nos dias seguintes, Madagáscar sofreu sob chuvas torrenciais.
Diversas regiões da ilha, a quarta maior do mundo, estão alagadas, e o governo fez um apelo por mais ajuda humanitária na sexta-feira. No entanto, o apelo foi feito quando o governo estimava em 14 mil o número de desabrigados pelo ciclone. Dois dias depois, as estimativas subiram quase dez vezes. Praticamente 1% do país, que tem 19 milhões de habitantes, perdeu a casa.
O governo dos Estados Unidos já doou US$ 100 mil, mas é provável que seja necessário muito mais dinheiro para evitar uma crise no país, um dos mais pobres do mundo.
Várias áreas estão isoladas e só podem ser alcançadas por ar ou água, e doenças como diarréia estão atingindo cada vez mais gente. O governo estima ainda que cerca de 15 mil hectares de lavoura de arroz tenham sido perdidos, o que pode significar escassez de alimentos nos próximos meses.
(BBC,
Folha, 25/02/2008)