Local em Canoas recebe espécies do Ibama, apreendidas em decorrência de maus-tratos e tráfico
O cuidado com animais silvestres encaminhados pelo Ibama após apreensões decorrentes de maus-tratos e tráfico norteia as ações desenvolvidas no Zoológico Municipal de Canoas. No zôo, que fica no interior do Parque Getúlio Vargas, são mantidos atualmente 148 animais de 38 espécies. Referência no cuidado de filhotes, o local desenvolve trabalho voltado principalmente à fauna nativa. Segundo a coordenadora do zôo, a bióloga Liliana Castoldi, entre os animais que moram hoje no local estão lontras, gatos do mato, quatis, araras, papagaios, corujas, tucanos e macacos.
Liliana lembra que o zôo só recebe encaminhamentos que não sejam feitos pelo Ibama quando um animal é encontrado em situação de emergência. Já quem possui um animal silvestre em casa como bicho de estimação, mas quer doá-lo, deve procurar o instituto. Não são aceitas doações diretas para o zoológico.
Um total de 11 pessoas trabalha no zôo, que tem plantão 24 horas para receber os animais. O local é aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Mais detalhes sobre horários, agendamento de visitas escolares e dúvidas pelo (51) 3462-1708.
(Correio do Povo, 24/02/2008)