O regime comunista se comprometeu com a Coréia do Sul, Estados Unidos, China, Rússia e Japão, a desmantelar suas principais usinas nucleares e declarar todo o seu programa nuclear em troca de ajudas energéticas
SEUL - Os Estados Unidos planejam enviar 54 mil toneladas adicionais de combustível à Coréia do Norte no início de março, como parte do compromisso assumido por ocasião das negociações de seis lados sobre o programa nuclear do país asiático.
Segundo a estação de rádio "Free Asia", financiada pelos EUA e com sede em Washington, o petróleo será enviado para completar as 146 mil toneladas de combustível que foram enviadas a Pyongyang da Coréia do Sul, China e EUA.
O regime comunista se comprometeu, em outubro passado, com a Coréia do Sul, Estados Unidos, China, Rússia e Japão, a desmantelar suas principais usinas nucleares e declarar todo o seu programa nuclear em troca de ajudas energéticas e outros incentivos políticos.
No entanto, em 31 de dezembro de 2007, expirou o prazo fixado sem que o regime norte-coreano levasse a cabo o compromisso, devido às divergências em torno da existência de um programa de enriquecimento de urânio além do de plutônio, já declarado.
Pyongyang deixou entrever que o arrefecimento do processo se deve ao fato de que os demais participantes das negociações de seis lados não estão cumprindo com seus compromissos suficientemente rápido.
(Estadao/EFE, 23/02/2008)