O primeiro-ministro do Japão, Yasuo Fukuda, anunciou no encerramento do Fórum sobre Mudanças Climáticas, em Brasília, que o país vai financiar projetos de preservação florestal nos países em desenvolvimento. O investimento será no valor de US$ 10 bilhões, cerca de R$ 17 bilhões. Fukuda destacou que a administração sustentável das florestas será um dos temas principais do próximo encontro do G8 no mês de julho.
Soluções
O encontro de dois dias, promovido pela Organização Mundial de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado, Globe, e que teve o apoio da Nações Unidas, reuniu representantes do G8 e do Brasil, China, Índia, México e África do Sul.
E em Mônaco, termina nesta quinta-feira o Fórum Ministerial Global do Meio Ambiente, onde se decidiu a criação de uma rede de informação na internet sobre as mudanças climáticas.
A Rede do Clima Neutro, CN Net, foi lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, com o objetivo de inspirar soluções para o aumento das emissões de gases de efeito estufa.
A CN Net já conta com o apoio da Costa Rica, Islândia, Noruega e Nova Zelândia, assim como prefeituras e empresas privadas.
(Por Marco Alfaro, da Rádio ONU/Envolverde, 22/02/2008))