Pelo menos três pessoas morreram e 25 ficaram feridas hoje em conseqüência de um terremoto de 7,5 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o norte da ilha de Sumatra, na Indonésia. Fontes do Centro de Controle de Crise indicaram que foram registradas vítimas na ilha de Simeulue, pertencente à província de Aceh, em que vários edifícios foram danificados pelo terremoto.
O porta-voz do centro Rustam Pakaya afirmou que dois dos mortos tinham 70 anos, e o terceiro, 60. As autoridades ainda não têm dados exatos dos danos sofridos nos edifícios.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo, o terremoto ocorreu às 05h08min (de Brasília), e teve seu epicentro a 330 quilômetros a sul-sudeste de Banda Aceh, capital da província de Aceh, e a 35 quilômetros de profundidade.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico e o Serviços Meteorológico do Japão emitiu um alerta que foi suspenso uma hora depois sem que se tenha detectado a formação do fenômeno. O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou pelo menos duas réplicas, de 5,4 e 5,2 graus, do forte terremoto.
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9 graus atingiu a Sumatra e originou um tsunami que matou 170 mil pessoas na Indonésia, a maior parte em Aceh. A Indonésia está localizada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores ao ano, a maioria de pequena magnitude.
(
Diário Catarinense, 20/02/2008)