Aumento do número de furacões, derretimento acelerado das geleiras, redução da biodiversidade, acidificação dos oceanos são algumas das variadas e crescentes ameaças contra o meio ambiente, advertiu a ONU em informe divulgado na quarta-feria (20/02) em Mônaco.
"As mudanças climáticas se produzem mais rápido e com maior força que o previsto", afirmou Marion Cheatle, uma cientista do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que redigiu o informe. Ministros, especialistas, cientistas e personalidades econômicas estão reunidos em Mônaco até sexta-feira, como parte de uma sessão extraordinária do Pnuma, dedicada ao financiamento do "desafio climático".
Em meio a um quadro sombrio, técnicos da ONU mencionam alguns "sinais alentadores" como o aumento dos investimentos orientados para o desenvolvimento sustentável."Centenas de milhares de milhões de dólares foram investidos em tecnologias energéticas limpas e renováveis, e trilhões de dólares estão à espera de serem aplicados", disse Achim Steiner, diretor executivo do Pnuma.
(Globo Online,
Ambiente Brasil, 21/02/2008)