Fiscais do Ibama da Gerência Executiva de Tefé/AM apreenderam na última sexta-feira (15), 1.219 kg de pescado e uma tartaruga, armazenados em uma casa flutuante, no lago Tefé, periferia da cidade. As espécies, Pirarucu (Arapaima gigas) e Tambaqui (Colossoma macropomum), estão em período de defeso, havendo proibição da pesca, transporte, armazenagem e comercialização, conforme as Instruções Normativas Nº 34/2004 e Nº 35/2005, respectivamente. O pescado e a tartaruga (Podocnemis expansa) tinham como destino o comércio clandestino da cidade de Manaus.
O pescado foi doado para a Secretaria de Ação Social do município e a tartaruga foi solta no Lago Tefé. Foram lavrados quatro Autos de Infração resultando em multa de R$ 18.690. Cadernetas e cadernos que comprovam a ação do grupo desde 2004 também foram encontrados e segundo o que indicam as investigações, as movimentações já ultrapassam R$ 5 milhões o que pode implicar na majoração das multas aplicadas.
A equipe de fiscalização era composta por dois fiscais do Ibama, um analista do Instituto Chico Mendes e dois Policiais Militares.
(Por Felipe Bello,
Ascom/Ibama, 20/02/2008)