Alunos e professores das 89 escolas municipais caxienses vão receber orientação e lixeiras especiais para a separação dos lixos orgânico e seletivo. O projeto Reciclar na Escola foi lançado ontem, início oficial do ano letivo nas escolas públicas, e deve entrar em funcionamento pleno a partir de segunda-feira. A iniciativa foi criada para promover a consciência ambiental nos estudantes.
Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Adiló Didomenico, até o final de março, todas as escolas das áreas rural e urbana serão providas de lixeiras específicas para cada tipo de resíduo. Em cada colégio haverá um coordenador pedagógico capacitado para desenvolver o trabalho com os alunos. Fôlderes e adesivos serão entregues aos estudantes. Os professores também deverão receber CDs educativos.
Além de ações das secretarias do Meio Ambiente e da Educação, a Codeca pretende participar do projeto com palestras sobre reciclagem e com o passeio Caminhos do Lixo. O programa mostra aos alunos o tratamento dado ao lixo na cidade.
(Pioneiro, 20/02/2008)